O marketing para supermercados deve ir muito além dos panfletos tradicionais e somente promoções. 

Para se destacar em um mercado competitivo, é essencial investir em estratégias que engajem os clientes e os incentivem a comprar mais. 

Nesse artigo, confira algumas ideias eficientes para potencializar suas vendas e aumentar a fidelização dos clientes!

Siga a leitura. 

Divulgue nas redes sociais

O mundo online está totalmente presente na vida das pessoas, sendo que as redes sociais são ideais para aproximar o seu supermercado do público. 

Por isso, faça postagens de ofertas diárias, divulgando promoções e descontos exclusivos para os seguidores. 

Tenha um conteúdo interativo e, para isso, conte com enquetes, quizzes e desafios para engajar os clientes. 

Uma sugestão muito interessante e muito utilizada em estratégias de marketing para supermercados é postar receitas e dicas de receitas fáceis e com produtos vendidos no supermercado. Muito mais do que apenas vender, é essencial entregar conteúdo de valor aos clientes!

Parcerias com influenciadores locais também podem aumentar o posicionamento do seu supermercado e o reconhecimento de marca, por isso, procure influenciadores na sua região que podem aumentar o engajamento com as suas redes e, consequentemente, virar clientes do supermercado.

Algo que está muito em alta também é o uso de lives. Por meio das transmissões ao vivo, você pode mostrar as promoções do dia e fazer demonstrações de produtos.

Aproveite os períodos sazonais

Os períodos sazonais oferecem excelentes oportunidades para impulsionar as vendas e devem, sem dúvidas, fazer parte da estratégia de marketing para supermercados. Algumas ideias incluem:

  • Páscoa: ofertas especiais de chocolates e kits promocionais;
  • Festas Juninas: decoração personalizada e combos de produtos típicos;
  • Natal e Ano Novo: cestas de presentes, ofertas em bebidas e alimentos festivos;
  • Volta às aulas: promoção de lanches e materiais escolares;
  • Black Friday: descontos exclusivos para clientes cadastrados.

Criar um calendário promocional pode ajudar a planejar e divulgar melhor suas campanhas, como de Black FridayNatal e Verão, garantindo que o público esteja sempre atento às novidades. 

Organize os produtos de forma estratégica

Outra ideia de marketing para supermercados é a disposição dos produtos dentro do supermercado, que impacta diretamente nas vendas. 

Isso porque, de forma natural, as pessoas vão para o mercado buscando alguns itens, porém, quando se deparam com os produtos e a organização deles no supermercado, acabam levando mais produtos que a ideia inicial. 

Sendo assim, deixe os produtos mais vendidos na altura dos olhos, de forma que os itens mais populares estejam na linha de visão dos consumidores.

Crie as famosas ‘’ilhas promocionais’’, que são espaços dedicados a produtos com descontos.

De forma estratégica, junte produtos complementares, dando sugestões aos clientes sobre o consumo, como por exemplo: vinho ao lado dos queijos, massas ao lado dos molhos, etc.

Além disso, os produtos que atraem as crianças como guloseimas, sucrilhos, chocolate e balas também devem estar à altura dos olhos delas, por isso, normalmente, são colocados nas gôndolas de baixo. 

Use e abuse dos cartazes

Os cartazes promocionais são fundamentais para destacar as ofertas dentro do supermercado e estimular as compras por impulso. Para maximizar os resultados, siga estas dicas:

  • Cores chamativas: vermelho e amarelo são cores que despertam a atenção;
  • Tamanhos variados: use cartazes grandes para ofertas principais e menores para destaques específicos;
  • Mensagens diretas: frases como “Oferta Imperdível!” ou “Desconto Relâmpago!” atraem olhares;
  • Sinalização eficiente: posicione cartazes nas entradas, corredores estratégicos e próximo aos caixas.

A comunicação visual dentro do ponto de venda é essencial para chamar a atenção do consumidor e influenciar sua decisão de compra.

Conclusão 

O sucesso do seu negócio depende, além de tudo, das estratégias de marketing para supermercados que você vai desenvolver. 

Por isso, a forma como você divulga e organiza seu espaço é um grande diferencial competitivo, e utilizando as maneiras certas de divulgação, você aumentará significativamente as vendas e satisfação dos clientes. 

Se você precisa de materiais promocionais de alta qualidade para destacar seu supermercado, conte com a nossa empresa! Oferecemos cartazes, splashes, precificadores e diversos outros itens para maximizar suas vendas. Entre em contato e saiba mais!