Material promocional é toda peça visual — física ou digital — criada com a intenção de comunicar, valorizar e impulsionar a venda de produtos, serviços ou campanhas. Sua missão é capturar a atenção do público ideal, reforçar o posicionamento da marca e incentivar uma ação imediata, como a compra ou o engajamento. Presente em diversos contextos, o material promocional pode ser aplicado no ponto de venda (PDV), em ações externas, eventos ou canais digitais, sempre atuando como um elo entre a marca e o consumidor.

Um bom material promocional funciona como suporte visual e educativo, ajudando o cliente a entender melhor os benefícios dos produtos e a tomar decisões mais informadas. Além de reforçarem a autoridade e a credibilidade da marca no ponto de venda, esses materiais fortalecem a lembrança e o relacionamento com o cliente, sobretudo quando incluem brindes e itens de uso recorrente. Pode-se dizer então que o material promocional ativa gatilhos mentais, fortalece a marca e impulsiona ações específicas,

Apesar dos muitos benefícios, às vezes é difícil decidir qual tipo de material promocional utilizar para cada situação, já que há uma grande variedade deles. Considerando estratégias que podem ser usadas no varejo físico, que tal aprofundar o conhecimento sobre alguns tipos de materiais promocionais que são comumente usados no PDV e como eles podem impulsionar suas vendas?

A importância de escolher o material promocional correto

Um material promocional bem elaborado desempenha um papel crucial ao reforçar o posicionamento da marca, funcionando como extensões de sua identidade e comunicando seus valores, missão e visão de forma consistente. Eles ajudam a solidificar a imagem da marca na mente dos consumidores, criando associações positivas e duradouras. 

Materiais criativos e de alta qualidade também podem estimular o compartilhamento e engajamento nas redes sociais, ampliando o alcance da marca e gerando um envolvimento orgânico. 

Por fim, transmitem uma sensação de profissionalismo e qualidade, elevando a percepção de valor dos produtos ou serviços e fortalecendo a imagem da marca no mercado.

Aqui são alguns exemplos de materiais promocionais que as empresas podem fazer:

  • Cartazes de oferta e splashes
  • Faixas e banners promocionais
  • Brindes personalizados (canetas, camisetas, sacolas etc.)
  • Panfletos e flyers
  • Display de balcão e wobblers
  • Adesivos de vitrine e de gôndola
  • E-mails marketing e artes para redes sociais
  • Vídeos e animações promocionais

Como a Casa do Cartazista é especialista em materiais promocionais de cartazeamento e precificação há mais de 25 anos, vamos mergulhar mais fundo nesses temas!

💡Leia mais: Exemplos de comunicação visual para aumentar suas vendas

Cartazes: os queridinhos para o dia a dia

Com o preço que cabe no bolso e resultados que aparecem, os cartazes figuram entre os recursos de marketing sensorial mais comuns no comércio varejista.

Esse tipo de material promocional, por ser facilmente testado e trocado com baixo custo, comunica ofertas de forma direta e concisa e, principalmente, tem como alvo clientes que já estão na loja com intenção de compra, auxiliam significativamente no aumento do valor médio das vendas, o ticket médio.

Splash: para brilhar os olhos

Quando o assunto é chamar a atenção, nenhum material promocional chega perto do splash. Perfeitos para destacar ofertas únicas, como descontos, promoções relâmpago ou queimas de estoque, esse material promocional desperta um senso de urgência e estimula a decisão de compra imediata do cliente.

Mas não é só isso. Ao lançar um produto inédito, é possível utilizar os splashes para despertar o interesse dos clientes e realçar seus atributos e benefícios. Essa estratégia contribui para o posicionamento efetivo do produto no Ponto de Venda (PDV).

Bobinas: grandes e chamativas

As bobinas no ponto de venda (PDV) são outro tipo de material promocional visual que têm uma grande eficácia para captar a atenção do consumidor. Extremamente personalizáveis tanto em tamanho quanto cores, ela é ideal para aqueles produtos que você deseja chamar a atenção de longe.

Além disso, as bobinas podem desempenhar um papel prático. Por exemplo, elas podem ser posicionadas ao longo dos corredores ou perto de entradas para orientar os consumidores para áreas específicas da loja, como promoções de produtos em destaque ou novas coleções.

As bobinas plásticas de polietileno também são amplamente utilizadas nas áreas externas das lojas, especialmente em grades e fachadas, por serem resistentes às variações climáticas. Sua alta durabilidade e apelo visual tornam-nas ideais para atrair a atenção de quem passa na rua e estimular a entrada de mais clientes no ponto de venda.

Para um ponto de venda dinâmico e moderno, utilize bobinas de maneira criativa. Elas podem ser incorporadas em displays tridimensionais ou suspensas no teto, adicionando movimento e tornando o ambiente mais atrativo, o que impulsiona a sensação de dinamismo e modernidade.

💡Leia mais: Bobina plástica, cartaz e tintas: conheça os principais materiais de um cartazista

Precificadores: facilidade, praticidade e transparência

Precificadores oferecem uma alternativa de publicidade com excelente custo-benefício. Seu custo de aquisição e manutenção é significativamente menor comparado a outras mídias. 

De fácil instalação, os precificadores são versáteis e podem ser utilizados em diversos pontos de venda, como gôndolas, ilhas de promoção e entradas de lojas. Essa flexibilidade permite o uso em ações direcionadas, atingindo diferentes públicos.

Nos estabelecimentos, a utilização de precificadores é fundamental. Eles comunicam-se com o consumidor de maneira direta e objetiva, possibilitando maior autonomia na compra e transparência nos preços. Assim, essa ferramenta torna-se atraente para a maioria, eliminando dúvidas sobre preços ou confusões na apresentação dos produtos.

No fim, não existe um“melhor material promocional” que funcione para todos os negócios. Cada empresa é única e deve ser analisada de forma personalizada. Na maioria dos casos, a estratégia mais eficaz é adotar um mix de diferentes formatos, ajustando conforme os objetivos e as necessidades.

Na Casa do Cartazista você encontra esses e muitos outros tipos de materiais promocionais para o seu estabelecimento. Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar você!