O dia a dia do cartazista é cercado de bobina plástica, cartazes e tintas. Cada um desses materiais influenciam na criação de cartazes coloridos e atrativos para destacar ofertas e promoções. 

Você certamente já se deparou com esses materiais em supermercados, atacados, feiras e demais lojas de varejo, afinal, eles fazem parte da comunicação visual desse setor. 

Vamos entender, a partir desse artigo, os tipos de bobinas plásticas, cartazes e tintas, e como eles auxiliam no processo de criação dos cartazes.

Vamos lá? Siga a leitura!

Materiais importantes no trabalho do cartazista

Bobina plástica

A bobina plástica de polietileno é um material em rolo, utilizado para fazer a comunicação visual e criar faixas de oferta. Seu destaque é a resistência e flexibilidade, que protege os trabalhos nele feitos evitando a umidade, poeira e/ou desgaste, sendo ótimo também para ambientes externos ou onde serão mais facilmente danificados. 

Como é um material que é em rolo, existe versatilidade na aplicação, é possível cortar ela do comprimento que desejar e fazer desde tamanhos pequenos para gôndolas até faixas que vão do teto até metade da loja

Tipos de bobina plástica

A bobina plástica pode ser amarela, branca, verde e preta. Estas cores criam efeitos diferenciados no cartaz. Elas também têm diferentes alturas para conseguir se adaptar aos diversos tipos de ambientes, podendo também ser adesiva, que permite a fixação fácil de cartazes em vitrines e superfícies. 

Um dos benefícios da bobina plástica é que ela pode ser reutilizável, usando o Removedor Metiq para apagar a escrita que foi feita é possível utilizar a bobina entre 3 a 4 vezes. Vale destacar ainda que sua superfície é ideal para escrita com kits escritas e canetas cartazistas, elas possuem alta qualidade e durabilidade. 

Algumas bobinas, como a da Casa do Cartazista possuem proteção UV no lado que é para escrita, o que garante maior resistência as mudanças climáticas quando a bobina está externa a loja.

Cartaz

Assim como a bobina plástica, o cartaz é essencial no trabalho do cartazista, sendo que os tipos mais comuns de cartazes incluem:

  • Papel cartaz (papel duplex ou papel cartão): é um dos mais comuns, pois possui alta absorção de tinta e é mais resistente. 
  • Papel couchê: tem acabamento mais sofisticado e brilhante, é branco dos dois lados 
  • Papel sulfite ou off set: mais acessível, pode ser usado para cartazes temporários ou esboços. Esse papel também é utilizado para os cartazes impressos.

A escolha do papel influencia diretamente na aderência da tinta e na durabilidade do cartaz, por isso, é fundamental selecionar o material adequado para cada tipo de trabalho.

Além disso, vale destacar que existem cartazes personalizados de acordo com o período sazonal que os cartazes serão utilizados, como, por exemplo, cartaz de black friday, cartaz de Natal, cartaz de verão, entre outras. 

Tintas e canetas

As tintas e canetas utilizadas pelos cartazistas são responsáveis por criar as letras e imagens que tornam os cartazes atrativos. As principais opções de materiais são as tintas acrílicas, guache, a base de água e a base de álcool. 

Recomendamos fortemente o uso de tintas à base de álcool, já que são permanentes para papéis e removíveis em bobinas plásticas, além de que a tinta deixar o cartaz com um ar mais profissional, possui maior durabilidade e serve perfeitamente para ambientes internos e externos. 

Por sua vez, as canetas podem ser permanentes e removíveis (também conhecidas como canetas poster), ideais para contornos e escritas mais definidas. As canetas para cartazista possuem diversos tamanhos de ponta, com isso, é possível o cartazista escolher as mais adequadas para os trabalhos que vai realizar.  Também é possível escrever com os marcadores permanentes com ponta chanfrada ou fina, eles permitem a criação de letras em diferentes espessuras e ajudam a fazer os detalhes, facilitando a composição visual do cartaz. 

Dicas para criar cartazes criativos e atraentes

Agora que você conhece os principais materiais utilizados pelo cartazista, confira dicas breves para criar cartazes que chamem a atenção dos consumidores:

Escolha cores que se destaquem 

Cores vivas e contrastantes aumentam a visibilidade do cartaz. Geralmente, as cores mais utilizadas são vermelho, amarelo e azul para destacar promoções. 

Use fontes legíveis

Evite fontes muito rebuscadas e prefira letras grandes e bem definidas. Assim, os consumidores irão conseguir ler o cartaz, mesmo a distância. 

Destaque apenas as informações importantes

O preço, a promoção ou a chamada principal devem estar em maior destaque para atrair a atenção imediata do consumidor.

Conclusão

Para ser um cartazista com excelência, é necessário criatividade, técnica e conhecimento de quando utilizar os materiais adequados. 

Assim, saber manejar corretamente os materiais, como a bobina plástica, é fundamental para exercer um trabalho de qualidade, que chame a atenção do público final no PDV. 

Se você gostou desse artigo e quer conferir os principais materiais citados neste artigo, clique aqui e saiba como comprar. Temos preços atraentes e materiais de qualidade para o seu negócio!