Com o poder da decisão de compra e com escolhas cada vez mais variadas, os consumidores estão se tornando mais exigentes, requerendo dos varejistas uma postura mais atuante e inovadora e, como será visto nesse artigo, os materiais promocionais interferem diretamente nessa decisão de compra dos consumidores, sendo eles elementos fundamentais para o PDV.

Sendo assim, supermercados, farmácias, lojas de móveis e distribuidoras de bebidas precisam adotar estratégias assertivas para destacar produtos, criar sensação de urgência e reforçar o posicionamento de marca. 

Diante deste contexto, os cartazes e materiais promocionais no geral se mantêm como uma ferramenta essencial para atrair a atenção e converter mais vendas no PDV.

Mesmo diante de toda evolução tecnológica, especialmente das mídias digitais e da presença da publicidade no mundo online, os materiais impressos ainda são eficientes nos setores varejista e atacadista. Para o ponto de venda, essa estratégia é a que garante maior sucesso e vendas.   

Vamos entender mais sobre o que mudou e o que continua presente como tendências em materiais promocionais para 2025? Siga a leitura!

A influência da comunicação visual no varejo

Para 2025 podemos pontuar que a comunicação visual segue sendo um dos principais meios de atrair e converter consumidores nos pontos de venda. 

Assim, materiais promocionais bem elaborados e posicionados em locais estratégicos influenciam a decisão de compra do consumidor, ao comunicar promoções, informações sobre produtos e descontos exclusivos. 

Preços atraentes são fatores de decisão 

Segundo o relatório americano ‘’Retail Trends to Watch 2025’’ que serve de parâmetro Global, grande porcentagem dos consumidores buscam marcas mais em conta, cortando gastos desnecessários. 

O que também é um desafio para o varejo, eis que, desde a pandemia, a inflação está em um novo patamar, causando incertezas e dificultando a acomodação dos preços. Também por causa disso, os consumidores estão cada vez mais cautelosos em seus gastos, buscando alternativas com preços mais baratos. 

Com isso, consumidores desejam poupar seus orçamentos sem abrir mão da qualidade, o que pode ser de grande oportunidade para marcas próprias que conseguem trazer preços competitivos, com experiências relevantes e de baixo custo. 

materiais promocionais podem ser utilizados em todo o setor de varejo

Tendências de materiais promocionais por segmento 

Cada setor do varejo tem suas próprias necessidades e estratégias de comunicação visual. A seguir, destacamos como os cartazes promocionais podem ser adaptados para alguns nichos, sendo que abaixo veremos as 4 principais:

Supermercados

Nos supermercados, podemos notar a alta rotatividade de produtos, com decisões de compras mais rápidas e impulsivas. 

Assim, para 2025 é importante que os materiais promocionais sejam ainda mais interativos e personalizados para chamar atenção nas gôndolas e corredores. O uso de QR Code para cadastrar no clube de benefícios ou até para fazer campanhas sazonais, são exemplos de personalizações possíveis para os cartazes.

O uso de cores vibrantes e fontes grandes facilitam a leitura, tornando a promoção mais atraente. Além disso, é importante que as informações sejam transparentes e objetivas, com sinalização de descontos de forma clara e real, o que aumenta a confiança do consumidor. 

Outro ponto importante é a setorização inteligente, eis que cartazes posicionados estrategicamente ajudam a guiar o cliente pelos setores e a incentivar compras adicionais.

Farmácias 

Neste setor, é importante que as informações contidas nos materiais promocionais passem credibilidade e informações precisas, com design limpo e profissional, cores neutras e informações bem organizadas que transmitam saúde e bem-estar. 

Além disso, promoções sazonais podem ser atrativas, como, por exemplo, desconto de medicamentos em datas comemorativas. 

É interessante também utilizar os materiais promocionais para destacar produtos essenciais ao consumidor, considerados como itens de alta demanda, como vitaminas, produtos dermatológicos, e muito mais. 

Loja de móveis

O setor de móveis exige um apelo estético sofisticado para convencer o cliente a investir em peças de alto valor agregado. Os cartazes podem transformar o ambiente da loja e aumentar as conversões de venda.

Da mesma forma, parcelamentos sem juros e descontos exclusivos podem ser evidenciados através de cartazes chamativos.

Outra tendência para 2025 também é o uso de QR Codes, já que a interação com o digital permite que os clientes acessem catálogos virtuais e personalizem suas compras diretamente pelo celular.

Conveniências de bebidas

Neste setor, há um grande apelo sensorial, sendo que os materiais promocionais também precisam refletir essa sensação ao consumidor. 

Por isso, cartazes temáticos em campanhas sazonais, como verão e festas podem ser atrativos aos clientes. 

É possível, ainda, fazer promoções relâmpago e cross-selling, destacando descontos progressivos e combos que podem impulsionar o ticket médio. 

Comércio ou lojas em geral

Para esse segmento de mercado, é possível utilizar os cartazes promocionais como forma de atrair clientes e destacar ofertas em lojas e comércios, através do uso de cores chamativas, textos claros e imagens impactantes.

Mensagens curtas e diretas ajudam a engajar rapidamente, além de imagens dos produtos, destaque para os preços e chamadas para ação breves, como ‘’últimos dias’’, ‘’aproveite agora’’, que criam a sensação de urgência.

Estamos chegando ao final deste artigo e gostaríamos de saber se você gostou deste conteúdo sobre como estão os materiais promocionais para 2025 no varejo? Então, não deixe de conferir nosso blog mais conteúdos importantes que serão de grande valor para você! Até mais.